[Antevisão] Olhanense x Vitória SC

Olhanense x VitoriascCom o passaporte para o Jamor já conquistado (vitória por 3-0, no conjunto dos dois jogos, sobre o Belenenses) os branquinhos regressam ao campeonato, onde à sua espera tem um Olhanense que passa por problemas bem conhecidos da mente dos Vitorianos. E desengane-se quem pensa que esta equipa que esta equipa por ter apenas uma vitória nos últimos 12 jogos será presa fácil para o Vitória. Convém lembrar que foi esta mesma equipa que roubou 2 pontos ao Porto e ao Estoril, e quase fazia o mesmo com Paços e Marítimo, tudo equipas na luta por lugares do topo da tabela. Convém ainda lembrar os mais distraídos que este Olhanense foi um dos primeiros a bater o Rio Ave e que tem um treinador muito matreiro, de seu nome Manuel Cajuda.
O Vitória chega a este jogo com moral em alta e com a certeza que a Liga Europa está garantida o que pode tirar pressão da equipa, mas ao mesmo tempo Rui Vitória e os seus pupilos não querem estragar esta época com a pior classificação do Vitória desde o regresso do inferno da II Liga. Desde que Cajuda, sim esse mesmo que amanhã estará do outro lado, trouxe o Vitória de volta ao principal escalão a pior classificação do clube foi um 8º Lugar. Logo o objectivo de Rui Vitória será ficar sempre na metade superior da tabela, daí não haver lugar a facilitismos.

Equipa Inicial Olhanense x Vitória SC

A Questão Táctica

O Vitória deve apresentar-se neste jogo com a mesma equipa que defrontou o Belenenses. Mas a forma de abordar o jogo terá de ser completamente diferente. Este Olhanense é uma equipa de contra-ataques vertiginosos, logo não quererá assumir a posse de bola, o que obrigará o Vitória a fazer circulação e controlo do jogo através da posse de bola o que por sua vez impedirá, ou reduzirá, a possibilidade de transições rápidas, que os homens de Rui Vitória tanto tem usado noutros jogos.

O Olhanense deve apresentar-se com a equipa do último jogo num 4x2x3x1. E assim sendo o Vitória terá de lidar com uma ala esquerda muito perigosa. Jander e Babanco são jogadores muito ofensivos, velozes e com suficiente qualidade para criar desequilíbrios no 1 para 1, para mais quando pensamos que do lado direito da defesa vitoriana estará Alex que já não tem a capacidade física de outros tempos, o que obrigará Paulo Oliveira a estar atento às costas do colega.

Manuel Cajuda ao serviço do Vitória

A Chave da Solução

A chave da solução neste jogo será a capacidade dos dois ataques em criar e aproveitar as oportunidades. Do lado do Vitória Soudani, Baldé, Marco Matias e Tiago Rodrigues terão de conseguir, através da sua movimentação e capacidade técnica, criar desequilíbrios e espaços e aproveitar as oportunidades.

Já o quarteto ofensivo do Olhanense, com Targino, Babanco, Rui Duarte e Tiago Terroso, terá de ser capaz de mudar o chip, uma vez que só a velocidade não bastará para criar oportunidades uma vez que do outro lado estará uma equipa que também gosta de jogar em velocidade. Do lado do Olhanense há ainda que contar com o homem que está no banco. Manuel Cajuda, de seu nome, o treinador com mais jogos de 1ª Liga portuguesa e que consegue, muitas vezes, sem ovos fazer omeletes. Ele que tão boa reputação tem junto dos adeptos vitorianos que não esqueceram as 3 épocas e os feitos de Cajuda ao leme do Vitória, pelo que sabem que ele pode ganhar o jogo sem sequer entrar em campo e tocar na bola.