Beira-Mar – Vitória (Antevisão)

Questão Técnico-Tática

A Liga para o Vitória regressa este Sábado com a deslocação a Aveiro para jogar diante do Beira-Mar.Será uma partida onde os “branquinhos” tentarão regressar as vitórias, o que já não acontece há duas partidas consecutivas.

Pela frente a formação Vitoriana terá um adversário complicado, pois o Beira-Mar apesar de se debater com graves problemas financeiros tem feito até ao momento um excelente desempenho na Liga.

Em relação ao último jogo para a Taça de Portugal ante o Torreense, jogo onde o Vitória realizou uma exibição q.b. e onde conseguiu o mais importante (o apuramento) o onze inicial não deverá ter grandes alterações.

As maiores dúvidas na mente de Manuel Machado prendem-se com a continuidade ou não de Freire no eixo da defesa, ou em contrapartida com o regresso de João Paulo à titularidade. Na minha opinião, o técnico Vitoriano deve manter o central brasileiro no onze, pois no jogo da Taça fez uma exibição segura.

Quem também poderá regressar à titularidade é o brasileiro Toscano, que entrou muito bem na 2a metade do encontro e que assim sendo pode ser a surpresa na equipa inicial. Nesse contexto, o sacrificado pode ser Edson ou João Ribeiro.Parece-me que M.Machado a acontecer essa alteração optará pela saída de João Ribeiro, mas a meu ver (torna-se por demais repititivo) o jogo do Vitória ficaria a ganhar com a saída de Edson, pois o brasileiro é muito lento nas transições ofensivas.Nos jogos fora o Vitória precisa de ser mais rápido a partir para o contra ataque, e para isso é importante ter dois alas rápidos e bem abertos nos corredores, como são os casos do Targino e João Ribeiro ( é na ala esquerda que ele rende mais).

O onze inicial para o jogo frente ao Beira-Mar poderia então ser o seguinte:

Adversário-Beira-Mar

A formação Aveirense está a fazer um campeonato tranquilo, pois os lugares de descida estão neste momento longe para o Beira-Mar. Jogando no seu terreno os “auri- negros”, tem tido uma performance bastante positiva, é que apenas o Benfica lá conseguiu vencer.Nos restantes 5 jogos realizados esta época no Municipal de Aveiro o Beira-Mar venceu a Académica e Naval e empatou com Sporting e Leiria.

Ao leme da nau Aveirense está o jovem técnico Leonardo Jardim um Madeirense que tem tudo para ser um treinador com uma excelente carreira. O “seu” Beira-Mar joga quase sempre num 1x4x4x2 losango e é uma equipa coesa, equilibrada e muito “solidária” dentro das 4 linhas.

Quanto à sua equipa no plano defensivo destaque para a segurança do guarda-redes Rui Rego ele que aos 30 anos chegou pela 1a vez ao escalão maior do futebol português e que tem rubricado excelentes exibições.

No lado direito da defesa joga Pedro Moreira um lateral competente nas tarefas defensivas, mas que quando se depara com alas rápidos sente bastantes dificuldades. No eixo da defesa jogam Kanu (central forte no jogo aéreo e possante) e o experiente Hugo (central que compensa a falta de velocidade com o bom sentido posicional), eles que formam uma dupla consistente. Na esquerda e não podendo contar com André Marques lesionado o escolhido será o brasileiro Renan jogador que pertence aos quadros do Vitória.Renan que diga-se está a fazer uma bela temporada, mas que rende muito mais como médio-ala, pois é aí que tem desequilibrado e dado excelente contributo à equipa.Muita atenção as suas “bombas” nos livres directos

Na zona intermediária em frente aos centrais jogará Djamal um médio que equilibra a equipa. Como médio ala direito jogará Rui Sampaio um médio com qualidade de passe e com boa meia distância. Na ala esquerda jogará João Luíz um “médio operário” e bastante importante na manobra dos aveirenses. Como médio ofensivo jogará Sérgio Oliveira jovem tecnicista e com boa visão de jogo, e que terá a missão de fazer esquecer Artur (lesionado) ele que é o rei das assistências na formação dos “auri-negros”.

Na frente de ataque jogarão o móvel e rapidissímo Leandro Tatu e Ronny avançado forte no jogo aéreo e muito oportuno.

É importante o Vitória vencer e dessa forma acabar o ano no pódio. No jogo deste Sábado os adeptos vitorianos vão marcar boa presença no anfiteatro aveirense.Com o 12o jogador presente em massa o triunfo ficará seguramente mais perto para os “conquistadores”.

Força Vitória e Vitória Sempre! José Lafuente

  Categories: