Balanço Desportivo 12-13 – Pólo Aquático VSC

Pólo VSC 12-13

Após um longo ano de actividades, que durou 11 meses, a Secção de Pólo Aquático, termina oficialmente a época desportiva com um balanço final bastante positivo.

Para o Director da Secção, Professor Pedro Magalhães: “a época decorreu dentro da normalidade. A estrutura da Secção teve uma ligeira alteração no início da época, com a saída do Eng.º Pedro Coelho Lima, mas os restantes dirigentes mantiveram-se.
A escola de Pólo Aquático manteve-se activa e realizou mais uma época em prol da formação desportiva e humana dos seus atletas.

As relações institucionais mantiveram-se firmes e os patrocinadores renovaram a confiança na Secção, tendo inclusive aparecido alguns novos. Atendendo às condições de treino e ao enorme controlo orçamental as equipas sentiram algumas dificuldades ao longo da época mas acabaram por realizar campeonatos tranquilos, com a maior projecção para os Seniores masculinos, que conseguiram a manutenção na 1ª divisão.

Mais uma vez se chama a atenção às escolas de Natação da região, para tentarem abordar as aulas de Natação Infantil de uma forma multidisciplinar, pois é no capítulo da captação de novos atletas que o Polo Aquático sofre mais. Os poucos miúdos que aparecem aos primeiros escalões de competição com 9,10 ou 11 anos nunca tiveram uma abordagem à técnica básica da retropedalagem ou da manipulação da bola dentro de água. Seria muito mais rápida a formação destes atletas como também teríamos mais crianças interessadas em praticar a modalidade”.

Segundo o Professor Hélder Freitas, Coordenador Desportivo, “a Secção cumpriu com todos os objectivos desportivos delineados no início de época. Tivemos 4 equipas de formação a disputar os campeonatos regionais (Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18) e 3 equipas a participar nos Campeonatos Nacionais (Infantis, Juvenis e Seniores Masculinos), perfazendo um total superior a 60 atletas.

Em todos os escalões, foram atingidos os objectivos, sendo de realçar o seguinte:

A equipa Sénior assegurou a permanência na 1ª Divisão do Campeonato Nacional, bem como marcou presença na  Final-Four da Taça de Portugal. Foi uma época muito difícil, após o abandono de vários elementos importantes, tais como o atleta/treinador sérvio (Elin Berbic), a curta presença de 4 meses do outro jogador sérvio (Nebosja Ristic), fruto das dificuldades financeiras do clube, juntando-se aos habituais abandonos por motivos académicos de alguns jovens que ingressam nas universidades. Com o esforço de todos os atletas da nossa formação e da nossa “terra”, juntos conseguimos “levar o barco a um bom porto” e foram cumpridos os objectivos.

Destaque ainda para a integração do Guarda-Redes Vitoriano Hélder Freitas na principal Selecção Nacional, nos estágios de preparação e nos Torneios de Apuramento (Odense e Gorzow) para a Fase Final do Campeonato da Europa, tornando o nosso clube um dos 5 clubes nacionais que cedem jogadores à principal equipa nacional.

No que diz respeito à formação, destaque para as boas participações dos grupos de Sub-16 e Sub-18 nos Campeonatos Regionais, com um 3º lugar, ficando apenas a faltar o apuramento para a fase final dos campeonatos nacionais.

Quanto às actividades planeadas, estas foram todas realizadas, com destaque para o Torneio Internacional de Pólo Aquático realizado pela CED em parceria com a Secção, o Encontro de Mini-Pólo do 10º Aniversário da Secção e a participação no Torneio Internacional da Corunha.

Para terminar, a Secção agradece a todos os intervenientes, à Direcção do Clube, à Câmara Municipal de Guimarães e à Tempo-Livre, aos seus adeptos, aos Patrocinadores, aos Atletas/Treinadores/Dirigentes e seus Familiares todo o apoio que recebeu ao longo do ano desportivo, que foram o garante estrutural para que esta época tenha decorrido dentro dos objectivos traçados no início do ano.

A próxima época desportiva tem início no dia 10 de Setembro, às 19h, nas Piscinas Municipais de Guimarães.

Classificações:

Seniores:

– Campeonato Nacional 1ª Divisão – 9º classificado

– Taça de Portugal – Final-Four

Juvenis (Sub-18):

– Campeonato Regional – 3º classificado

– Campeonato Nacional – Fase Intermédia

Infantis (Sub-16):

– Campeonato Regional – 3º classificado

– Campeonato Nacional – Fase Intermédia

Cadetes (Sub-14):

– Campeonato Regional Sub-14 Mistos – (Não existe classificação)

Mini-Pólo (Sub-12):

– Encontros de MP – (Não existe classificação)

Torneios:

– XXXIV Torneio de Natal do Cdup – Seniores – 4º classificado

– Torneio Internacional CED2013 – Infantis- 4º classificado

– Torneio Internacional de Páscoa do Fluvial – Cadetes – 4º classificado;

– Torneio Internacional da Corunha – Juvenis

– Estágio Desportivo em Mondim de Basto – Juvenis

– Encontro de MP 2013 minutos a nadar

– Torneio de MP “10 Anos de Secção do Vitória”

– VIII Torneio Interno – AFR

Méritos Desportivos:

– Fase de Apuramento do Campeonato Europeu de Seniores – Hélder Freitas

– Estágios da Selecção Nacional Sénior – Hélder Freitas

– Estágios das Selecções Nacionais e Regionais de Sub-19 – Gonçalo Trindade; Hugo Abreu

– Acção de Formação de Cadetes ANNP – Luis Guimarães; José Luis Ribeiro

  Categories: