Balanço Época Desportiva 2011-2012 – Pólo VSC

A Secção de Pólo Aquático encerrou a época com a participação dos Sub-16 no Torneio Internacional da Corunha. Numa época muito comprida, foram onze meses de actividades, o balanço final pode-se considerar muito positivo. Com maior ou menor esforço, a Secção conseguiu superar todos os obstáculos, que foram surgindo ao longo das suas actividades.

O Mini-Pólo tem de ser implementado em todas as escolas de Natação

O Coordenador Desportivo, Professor Pedro Magalhães, resumiu assim o balanço desportivo do ano 2011/12: ” A Secção cumpriu com todos os objectivos desportivos delineados no início de época. Tivemos 5 equipas a disputar os campeonatos regionais e 2 os Nacionais. Todas conseguiram ser suficientemente competitivas para se classificarem entre a primeira metade da tabela. A equipa Sénior teve um excelente 6º lugar, pois, após o abandono de 4 elementos importantes, devido a compromissos académicos e profissionais (grande problema das modalidades amadoras), mesmo com as graves lesões do sérvio Elin Berbic e do capitão Vítor Macedo, todos juntos conseguimos chegar muito perto do play-off. Quanto às actividades planeadas, estas foram todas realizadas, com destaque para os 3 torneios de Mini-Pólo realizados pela Secção e o dia das captações. É exactamente nas captações que a secção tem mais dificuldades, pois as Escolas de Natação da nossa região ainda funcionam de uma maneira antiquada, os Coordenadores dessas escolas ainda não descobriram que a Natação é uma modalidade “Multidisciplinar”, com a obrigação de abordar as disciplinas de Natação Pura, Pólo-Aquático, Sincronizada e Saltos para a água, consequentemente os miúdos não têm conhecimento, nem prática de mais nenhuma disciplina a não ser da natação pura. Nós já tentamos de tudo, mas infelizmente as pessoas que orientam as escolas de Natação não estão receptivas à mudança. Por isso, para o Pólo-Aquático evoluir em Guimarães, “O Mini-Pólo tem de ser Implementado em todas as escolas de Natação da região”.

Seniores

Atletas que participaram nos Seniores:Hélder Silva; Carlos Machado; Pedro Coelho Lima; João Serra; Tiago Mendes; NebojsaRistic; José Novais; Pedro Ribeiro; Vítor Macedo; João Costa; Pedro Pereira; ElinBerbic; Nelson Magalhães; Kevin Kruckenhauser; Filipe Silva; João Monteiro; Bruno Castro; Alexandre Fernandes; José Mendes; Eduardo Ribeiro.
Treinadores:ElinBerbic; Pedro Magalhães.
Delegados: Jorge Sequeira; Pedro Coelho Lima.

Palmarés Desportivo:
– Campeonato Nacional da 1ª Divisão – 6º classificado.
– Taça de Portugal -1/8 de Final.
– Campeonato Regional Norte – 2º classificado.

Sub-18

Atletas que participaram nos Sub-18:Gonçalo Trindade;Nelson Magalhães;João Monteiro;Rubem Sampaio;João Rodrigues;Hugo Abreu;José Mendes;Miguel Natal;Diogo Martins;Fábio Carmo;Cláudio Araújo;Luís Dias;Miguel Castro;Alexandre Serra;Nuno Fernandes; Francisco Ferreira; Pedro Gil; Jaime Pinto.
Treinador: Hélder Freitas.
Delegado: José Mendes.

Palmarés Desportivo:
– Campeonato Regional Norte – 7º classificado.

Sub-16

Atletas que participaram nos Sub-16: João Rodrigues; Alexandre Serra; Diogo Martins; Miguel Natal; Jaime Pinto; Hugo Abreu; Miguel Castro; Ricardo Lopes; Francisco Ferreira; Rui Sarmento;Luís Dias; Cláudio Araújo; Nuno Fernandes; Fábio Carmo; João Sanfins; Pedro Silva; João Pereira.
Treinador:Vítor Macedo.
Delegado: Francisco Ferreira.

Palmarés Desportivo:
– Campeonato Regional Norte – 5º classificado.
– Campeonato Nacional – Fase Intermédia.

Sub-14

Atletas que participaram nos Sub-14:Nuno; Fernandes;Damião Rebelo;Diogo Santos;Vasco Pina;Rui Sarmento;Luís Guimarães;João Magalhães;Pedro Pereira;Miguel Natal;Miguel Castro;Diogo Rodrigues;Diogo Pereira;José Mendes;Pedro Rodrigues;Alexandre Serra;João Camacho;António Faria;Leandro Francisco.
Treinador: João Neves.
Treinador-Adjunto: Bruno Castro.
Delegado: António Fernandes.

Palmarés Desportivo:
– Campeonato Regional Norte Sub-14 Mistos – não existe classificação.

Mini-Pólo

Atletas que participaram no Mini-Pólo: Afonso Magalhães; Margarida Antunes; João Camacho; Rodrigo Ferrão; João Lobo; Daniel Ribeiro; José Pacheco; José Ribeiro; Carlos Viana Anita; Pereira.
Treinadores: João Neves; Pedro Magalhães.
Treinador-Adjunto:Vítor Macedo.
Delegado: António Fernandes.

Palmarés Desportivo:
– Encontros de MP da ANNP – não existe classificação.

Torneios

– Seniores – Torneio Internacional de Portimão – 2º classificado.
– Sub-16 – 3º Torneio Internacional de Waterpolo “ChiquiSans” na Corunha – não existe classificação.
– Mini-Pólo – Encontro de MP 2012 Minutos a Nadar – não existe classificação.
– Mini-Pólo – 2º Encontro de MP das Escolas de Natação do Vale do Ave – não existe classificação.
– Sub-16+Sub-14+Mini-Pólo – 7ºTorneio Interno-AFR.

Atletas nas Selecções

– Estágios Selecção Nacional Sub-19 – Paulo Pinto; Nélson Magalhães; José Mendes; Kevin Krunckenhauser; João Monteiro.
– Selecção Nacional Sénior – Hélder Freitas.

Para finalizar, a Secção de Pólo Aquático agradece à Direcção do Clube, Câmara Municipal de Guimarães, Tempo-Livre, Piscinas Municipais e seus funcionários, para que as suas actividades decorressem da melhor maneira possível.
Um agradecimento para os adeptos Vitorianos pelo seu apoio incondicional nos jogos das várias equipas de Pólo, que continuam a ser,sem dúvida alguma, uma mais-valia na motivação das suas equipas nos jogos.
A Secção não podia deixar de agradecer aos seus Patrocinadores, que são fundamentais para garantir uma sustentabilidade orçamental da Secção e que estiveram sempre prontos para ajudar no que fosse preciso.
Para último, um agradecimento muito especial a todos os familiares dos dirigentes, treinadores e atletas, pelo garante emocional necessário, para que o Projecto do Pólo Aquático do Vitória continue a engrandecer cada vez mais o emblema do Clube e a Região de Guimarães.

A próxima época começa dia 5 de Setembro (data provisória) nas Piscinas Municipais. As inscrições já se encontram abertas, podendo ser feitas na recepção das Piscinas Municipais ou no Departamento das Modalidades Amadoras. Para mais informações podem contactar a Secção por email:poloaquatico@vitoriasc.pt ou por telemóvel: 932776224.

  Categories: