Fim-de-semana com dose dupla para o campeonato

http://vitoriasempre.net/wp-content/uploads/2012/01/apresentacao-do-voleibol-vsc-339.jpg

Após o passado domingo dedicado à Taça de Portugal da qual o Vitória foi eliminado pelo Benfica fora de portas as atenções viram-se de novo para o campeonato. A saída da Taça de Portugal implica a não continuidade pela luta de um dos objetivos da temporada. Tal aconteceu somente à 2ª eliminatória algo deveras estranho e incomum. Resta agora concentrar todos os esforços no campeonato nacional.

Estamos quase a entrar na reta final da 1ª fase. As primeiras 5 equipas na classificação (Benfica ; Sporting de Espinho ; Castêlo da Maia ; Fonte do Bastardo e Vitória) estão já em posição previligiada para ficarem apuradas para a 2ª fase – série dos primeiros. Partindo do princípio que nada de anormal sucederá até ao término desta fase apenas ficará uma equipa por definir . O Leixões, o atual 6º classificado, que ocupa para já a última vaga (para a série dos primeiros da 2ª fase) é a equipa que parece ter a sua posição ainda bastante indefinida. Tem a concorrência da Académica de Espinho e Vilacondense respetivamente com 3 e 4 pontos de desvantagem. Com esta análise não queremos desvalorizar o que falta por jogar, apenas dar um panorama geral da situação no que concerne ao apuramento para a 2ª fase – série dos primeiros.

Falando agora de modo particular… O Vitória tem ainda de vencer alguns jogos para confirmar a presença na 2ª fase – série dos primeiros. Tem também de reequilibrar-se face às entradas, saídas e lesões. Tais condicionantes impedem que a equipa consiga ter as melhores rotinas de jogo bem a apresentação de um nível de jogo com qualidade acima da média. A fraca exibição em Lisboa do passado domingo demonstrou fragilidades e falta de combatividade preocupantes… Se esta equipa pretende ainda alcançar algo de relevante esta época tem de melhorar bastante para conseguir atingir um patamar que lhe permita tal.

Os jogos deste fim-de-semana para a equipa vitoriana são perfeitamente distintos. O encontro de Sábado à tarde tem a obrigatoriedade de um triunfo pela margem máxima já que o Marítimo é um adversário de valia bastante inferior. Para Domingo, frente ao adversário do último encontro disputado, a tarefa é novamente bastante complicada contudo uma derrota não compromete qualquer tipo de aspirações. Obviamente um triunfo seria um marco na principal prova nacional já que o Benfica ainda não foi derrotado até ao momento.

Sábado – 18ª jornada Campeonato 1ª divisão

Vitória – Marítimo pelas 15:00h no pavilhão do Vitória.
Académica de Espinho – Leixões
Vilacondense  – Machico
Sporting de Espinho – Fonte do Bastardo
Benfica – Castêlo da Maia
Esmoriz – Caldas

Domingo – 19ª  jornada Campeonato 1ª divisão

Benfica – Vitória pelas 16:00h no pavilhão nº 2 da Luz ( Transmissão Benfica TV )
Leixões – Fonte do Bastardo
Castêlo da Maia – Machico
Esmoriz – Marítimo
Caldas – Académica de Espinho
Vilacondense – Sporting de Espinho