Merelim – Vitória (Antevisão)

Questão Técnico-Tática

A prova rainha do futebol português, está de regresso esta 5-a feira, com o Vitória a perseguir o “sonho” de chegar ao Jamor. Pela frente, os branquinhos terão o Merelinense equipa da 2a divisão nacional, e que na última eliminatória fez história ao bater na Póvoa o Varzim.

Tal como Manuel Machado já disse na antevisão à partida, o Vitória terá que respeitar ao máximo o adversário, sendo humilde e jogando nos limites, pois só assim levará de vencida um adversário que mesmo sendo teoricamente acessível, irá dar tudo neste encontro que dá passagem às meias-finais da Taça de Portugal.

Para os jogadores do Merelinense, este será “o jogo das suas vidas”, nesse contexto, o Vitória terá que mostrar o seu melhor futebol de forma a passar de eliminatória. No jogo desta 5a feira e comparativamente ao jogo para a Liga frente ao Rio Ave, não são esperadas alterações no onze inicial. A única dúvida que Manuel Machado deve ter prende-se com a continuidade de Freire no onze, ou em contrapartida fazer regressar à titularidade o experiente João Paulo.? É muito provável que João Paulo regresse ao eixo da defesa, voltando a fazer dupla com Ricardo.

Quanto ao resto não é de crer que haja alterações na equipa inicial. Na zona intermediária o canhoto Jorge Ribeiro, entrou muito bem na equipa e João Alves está num excelente momento de forma, assumindo-se como o “patrão” do meio campo vitoriano.

Na frente de ataque, apesar de Douglas ter entrado muito bem no jogo frente ao Rio Ave, deve começar o jogo no banco, pois Toscano deve continuar a fazer parelha no ataque com Edgar. É importante que o Edgar seja a referência na área e que o Toscano e o João Ribeiro desequilibrem nas faixas e “arrastem” os defesas do Merelinense consigo, abrindo assim espaços para o avançado brasileiro concretizar em golo as oportunidades que disponha.

Inicialmente o Vitória deve alinhar com o seguinte onze.

Adversário-Merelinense

O Merelinense milita na 2a divisão nacional zona norte, estando neste momento no 8o lugar na tabela classificativa. Para chegar aos quartos de final da Taça de Portugal a equipa de São Paio de Merelim deixou para trás o Rebordosa, Monsanto, Farense, Carregado e Varzim.

O Técnico do Merelinense, é o jovem Ricardo Martins, ele que aos 36 anos vem despontado na formação bracarense.

No seu plantel o Merelinense conta com dois jogadores que já passaram pela formação do Vitória, casos do central Rocha e do lateral direito Rufino. Conta ainda com outros 2 jogadores naturais do berço da nação, mas que nunca jogaram no Vitória são eles os avançados Mokas que jogou no Taipas e o experiente Rui Miguel que já jogou em clubes como o Boavista, Setúbal, Varzim, Aves entre outros.

Frente ao Vitória o Merelinense deve jogar num 1x4x4x2, tentando defender com muitos e bem (2 linhas muito baixas) e partir rápido para o contra ataque.

Destaques na equipa do Merelinense, para Talaia um guarda-redes seguro. Na defesa, conta com Rocha central possante e forte no jogo aéreo.

No meio campo, Beck é um médio defensivo com qualidade no passe, sendo o “pêndulo” da equipa. Nani jovem de 20 anos, formado no Sp.Braga é o jogador que dá criatividade e “fantasia” ao jogo ofensivo do Merelinense.

Na frente, contam com Mokas um avançado móvel e com Rui Miguel que é forte no jogo aéreo e que conta com muitos golos apontados ao longo da já sua longa carreira. A arma secreta a lançar no decorrer dos jogos é Zé Manuel, jovem avançado de 20 anos que tal como Nani completou a formação no Braga, e que é um jogador veloz e

tecnicista. O Vitória é claramente favorito, mas terá que mostra-lo no relvado do 1o de Maio.

Nas bancadas, estarão mais de 2 mil Vitorianos, que ajudarão os conquistadores a vencer mais uma batalha rumo ao Jamor.

Força Vitória e Vitória Sempre!

  Categories: