Opinião João N. Guimarães: Sinais de Vitalidade

O Vitória parece estar novamente vivo. De repente surgiu algum sangue novo, não sei ainda vindo de onde, mas que está com vontade de mostrar serviço e corrigir erros do passado. Algumas das sugestões de alguns associados estão a ser postas em prática. Primeiro retiraram-se os acrílicos que separavam as bancadas do relvado, ou seja, que separavam o público do jogo. Agora pretende-se juntar as claques todas num mesmo local do estádio, ideia já com algum tempo, mas que só agora está a ser discutida abertamente, e que ainda deverá dar muito que falar. Embora seja uma proposta audaciosa é de salutar o esforço desde já efectuado.

Pelo meio contratou-se Manuel Machado, um dos melhores treinadores do Vitória nos últimos anos, que regressa ao berço, e que já trouxe consigo alguns reforços para a equipa principal. Avançados, defesas centrais, laterais, extremos, médias, guarda-redes, na pré-pré-época são todos craques, prefiro aguardar pelos jogos a sério para fazer avaliações e não dar muito valor ao youtube. Digamos que sou o São-Tomé do futebol: “Ver para crer”, o que muitas vezes é vendido como ouro quando se abre a algibeira é barro…

Entretanto fizemos figura nas camadas jovens. E que figura. Juniores, Juvenis e Iniciados estão nas fases finais dos respectivos campeonatos, o que já é de saudar. Embora já afastados da luta em quase todas os escalões, não se têm dado por vencidos e têm realizado boas exibições. Estão todos de parabéns, jogadores, directores e equipa técnica. Estes serão os “nossos” jogadores no futuro, é preciso deixa-los crescer e na altura certa não os deixar fugir, como já várias vezes aconteceu no passado. Parece que também aqui estamos a mudar para melhor. Já foram assinados contratos profissionais com alguns jogadores em idade júnior, e 2 ou 3 terão oportunidade de fazerem parte do plantel principal às ordens de Manuel Machado, treinador que noutros tempos ajudou a lançar Flávio Meireles, Alex, Moreno e Targino.

Parece que estamos a entrar no rumo certo. Com projectos globais e ideias fortes, com os responsáveis do clube a tentarem mostrar serviço neste novo mandato, e de certa forma corrigir alguns erros que no passado foram uma constante.

Estamos com “fome de bola”, mas agora só nos resta renovar o lugar anual e apoiar o Pedro Mendes e os outros da selecção, até chegarem os jogos da pré-época.

Viva o Vitória!

João Nuno Guimarães
bancadanascente.blogspot.com

  Categories: