Época arranca amanhã…

@ Rui Vitória e Armando Evangelista - Técnicos responsáveis pela equipa A e equipa B, respectivamente.

@ Rui Vitória e Armando Evangelista – Técnicos responsáveis pela equipa A e equipa B, respectivamente.

Um dia antes do início da pré-época do futebol profissional, é tempo de perceber as opções que Rui Vitória e Armando Evangelista irão ter ao dispor para atacar a temporada 2014/15.

 A equipa de Rui Vitória, já não terá a Liga Europa, para disputar. E permanece uma dúvida, quanto à continuação da Taça da Liga… A novidade para esta época no que toca ao futebol profissional, prende-se com a equipa B, que foi promovida ao segundo escalão de futebol profissional português, ou mais concretamente, à Liga 2CaboVisão. Quanto a calendários, tal como noticiamos (aqui), serão conhecidos e sorteados no dia 6 de Julho.

Mas futebol, sem jogadores, não é futebol. Já diziam velhos mestres, de um desporto que move milhões de pessoas em todo o mundo. E por isso, vamos lá fazer contas em relação a  reforços e saídas deste mercado de verão, que só termina a 1 de Setembro.

Na baliza, quase tudo está resolvido. Douglas e Assis, continuam na equipa principal, tal como Miguel Oliveira e Preto na equipa B. Já Miguel Silva, sobe dos juniores, e Palha, segundo várias notícias da comunicação social, poderá ter o mesmo destino. Devido ao elevado número de jogadores para esta posição, um destes jovens deverá ser emprestado. Problemas nas redes, certamente não haverão, por isso, Luís Esteves e Sander Krabbendam podem começar o seu trabalho.

@ Sitío Oficial Vitória SC – Adama Traoré e Flávio Meireles na assinatura do contrato.

No eixo defensivo, existem alguns problemas, principalmente no lado direito. Pedro Correia e Pedro Lemos, recuperam de lesões graves e devem continuar fora dos relvados mais alguns meses. Amorim, também acabou a época com problemas físicos, logo, Nii Plange poderá ser adaptado. Mas é muito provável que cheguem mais 2 laterais direitos ao clube, 1 para cada equipa.

Já do lado esquerdo, Luís Rocha, terá a concorrência de Adama Traoré (ex-Melbourne), e nos B, Pedro Campos (ex-júnior) junta-se a Dabo que foi operado e irá parar alguns meses. Alex também poderá ser testado nesta posição, ele que chegou mesmo a jogar alguns minutos nesta posição, na temporada passada.

No centro da defesa, muito ainda está por decidir. Paulo Oliveira saiu para o Sporting CP, por uma quantia que ronda os dois milhões de euros e criou algumas lacunas neste sector. A polivalência de Moreno, que tanto pode actuar como defesa central ou médio defensivo, deverá ajudar Rui Vitória a decidir. Josué, João Afonso (ex-B. Castelo Branco) são as opções, neste momento. Na equipa orientada por Armando Evangelista, estão ainda Lima Pereira, Touré e Obama. No entanto, segundo a imprensa, estes 2 últimos podem estar de saída. Por outro lado, Tiago Marques (ex-júnior), poderá passar para os B. Uma coisa é certa, esta posição, certamente ainda irá ser reforçada.

@Sitío Oficial Vitória SC – Flávio Meireles e João Afonso na assinatura do contrato.

No meio-campo, não existem problemas. Existem apenas contratos que para renovar, devido à qualidade de cada um dos jogadores em final do mesmo. Para a posição de médio defensivo, Moreno, André Santos, Cafú, Dinis(poderá estar de saída) e Júnior (ex-júnior) são as opções. Resta saber, se Moreno continuará a ser opção como central, nesse caso pode chegar outro trinco ao clube.

No que toca a médios centro, não existe problemas e falta de qualidade também não. André André, pode finalmente estar perto de renovar, um desejo da maioria dos vitorianos depois da excelente época que realizou. João Pedro e Bruno Alves são outras opções.

A nível de médios ofensivos, Crivellaro(último ano de contrato) pode ainda sair, o que implicará a entrada de outro jogador. Bernard, Fábio Vieira e Helinho (ex-júnior) são as outras opções. Um sector, que trará dores de cabeça aos treinadores, pelo qualidade existente.

É importante referir que alguns destes médios podem actuar em 2 ou 3 diferentes posições do meio-campo. Dizer ainda que Cafú, Bruno Alves e Bernard que brilharam nos B devem fazer a pré-época na equipa principal. A sua continuidade lá irá depender de vários factores.

@ Sitío Oficial Vitória SC – Flávio Meireles e David Caiado na assinatura do contrato.

Nas alas, David Caiado (ex-Tavriya da Ucrânia) é reforço. Mas depois, está ainda muito por definir. Barrientos já afirmou estar de saída tal como noticiamos (aqui). Ni Plange irá fazer pré época com Rui Vitória e será testado com defesa direito, muito provavelmente, mas o jogador pode também actuar na ala direita do ataque. Existem dúvidas quanto ao espaço que Hernâni e Alex irão ter na equipa principal. Na equipa B, irão estar Ricardo Gomes e Cláudio (ex-júnior). Esta é uma posição, que nos próximos dias deverá também ser reforçada. O costa marfinense Gui de 20 anos, que joga no Covilhã, é uma das possibilidades segundo a imprensa.

Para a posição de ponta de lança, Tomané e Areias são os únicos jogadores com futuro garantido no clube. Maazou tem mercado, Tiago Almeida termina contrato e sobre Isaac ainda nada foi noticiado. João Vigário (ex-júnior) pode passar para os B. Aguardam-se notícias quanto a este sector…

Resumindo, está ainda muito por definir. Faltam reforços, e falta depois perceber se alguns jogadores saltam para os A ou continuam nos B. Não esquecendo também, que alguns poderão alternar entre as duas equipas durante a época.

Até ao momento o Vitória garantiu 3 reforços, mas necessita de ainda mais. Os próximos dias irão certamente trazer novidades nesse sentido. Por outro lado, 5 júniores que terminaram o seu percurso de formação vão fazer parte da equipa B e outros 3 poderão ainda seguir o mesmo caminho. É uma aposta na formação e no que é português, que é de valorizada a nível nacional.

A época arranca amanhã, e os vitorianos, já sentem a saudade de ir ao D. Afonso Henriques ver a bola a girar. Sentem saudades de ver o seu Vitória a jogar, seja a perder ou a ganhar, eles estarão sempre lá, como sempre. Este clube é invejado por isso a nível nacional e internacional.

Que arranque a época e a bola comece a girar… As contas fazem-se no fim!