Reportagem: Festa dos Vimaranenses de Paris (fotos)

A festa vitoriana transferiu-se no passado fim-de-semana para Ivry, arredores de Paris. Foi lá que cerca de duas centenas de Vimaranenses se reuniram para festejar mais um aniversário, o 33º, da Associação Vimaranenses de Ivry.
Este tem um sabor especial, pelas conquistas da equipa sénior de futebol, que garantiu o acesso aos regionais (Promoção de Honra) e o triunfo na Taça do Val do Marne. Registe-se que durante toda a temporada a equipa, maioritariamente formada por jovens com raízes em Guimarães, mas também em Ponte de Lima e Póvoa do Varzim, não sofreu qualquer derrota.

Mas nem só os mais novos somaram triunfos. Também a equipa de Veteranos esteve em grande nível no seu campeonato, somando conquistas.
O símbolo do Vitória, bem presente nas camisolas que todos os fins-de-semana percorrem os diversos campos de Paris, saiu dignificado por um punhado de novos e, menos novos, que mesmo longe, se orgulham de vestir e honrar o Rei, que no Berço começou a fundar a pátria lusitana.

No espaço escolhido para os festejos de mais um aniversário, marcaram presença, muitos daqueles que todos os dias dão vida à Associação, que desde há três se constituiu como filial vitoriana. Desta feita a direcção vitoriana não esteve representada. Coube à Associação VitóriaSempre, que esteve representada por um dos seus responsáveis – Pedro Cunha – o orgulho de ser a convidada de honra de uma festa bem portuguesa.

A festa começou bem cedo, por volta da hora de almoço, e durou toda a tarde. O convívio, regado com os bons vinhos portugueses, ajudou a digerir melhor uma bela Feijoada à Portuguesa. Para sobremesa, a música de um grupo de emigrantes, que também se iniciou no teatro, com algumas peças humorísticas. Quem também não faltou foi, claro está, o bem português Folclore.

Para o final do dia e d festa estava marcada a devida homenagem às duas equipas, com a entrega das medalhas. Um a um, o Presidente da Associação Vimaranenses de Ivry, José Gomes, foi atribuindo uma medalha e dirigindo palavras de agradecimento pela fantástica temporada.

Na próxima temporada, como em todos os dias do ano, há uma certeza inabalável. A de que de esta Associação continuará a levar bem alto o nome do Vitória Sport Clube na capital Francesa, como tão bem o têm feito. E nós continuaremos, aqui, a dar eco dessas vitórias…

Veja para já uma extensa reportagem com as fotos da festa. Para mais tarde ficam prometidos igualmente alguns vídeos.

  Categories: