Resumo da semana

 

Uma das semanas mais agitadas e interessantes do Vitória, nos últimos tempos. Calmamente, a confiança vai substituindo a preocupação no universo vitoriano. Ora (re)veja tudo:

 

Segunda-feira

Começa a nova época

O 2º dia de Julho marcou o início da época 2012/13. Os jogadores da equipa A e B vitorianas apresentaram-se bem cedo nas instalações do clube para realizarem os habituais testes médicos, mas ainda com muitas indefinições nos respectivos planteis.

Daniela Pinto atleta do ano

A nadadora vitoriana, tetra-campeã nacional e que quase se apurou para os Jogos Olímpicos deste ano, foi distinguida como atleta do ano 2012 na Gala de Desporto, organizada pela Câmara Municipal de Guimarães.

 

Terça-feira

Record – Hora de dizer basta!

Em 3 semanas, foi a 2ª vez que o jornal Record protagonizou um episódio lamentável a envolver o Vitória Sport Clube. Uma situação que pode (re)ver aqui. A AVS apresentou de imediato uma queixa à ERC.

Gonçalo Silva  rescinde unilateralmente

O central, que foi contratado há 2 épocas ao Barreirense e esteve emprestado ao Atlético na época que passou, rescindiu contrato com o Vitória, alegando salários em atraso. Foi, até agora, o único jogador a fazê-lo.

Nuno Assis no Omónia

O “rato atómico” vai jogar na próxima época no Chipre, depois de ter rescindo com o nosso clube, que não tinha condições financeiras para suportar o seu elevado salário. O jogador não escondeu que lhe “foi difícil deixar o Vitória”.

 

Quarta-feira

1º treino da época

A tarde de 4 de Julho marcou o 1º treino da época 2012/13. Um treino que contou com 21 atletas e onde os vitorianos, mais uma vez disseram “presente”. Cerca de 300 vitorianos responderam ao apelo da AVS, que posteriormente disponibilizou também fotos e videos no seu site.

Objectivos não, ambição sim

O discurso nas hostes vitorianas é unânime: o Vitória não vai definir objectivos no campeonato, mas tem a ambição de “honrar o emblema” e de “obter sucessos durante esta época”, sendo que o apoio e paciência dos adeptos será “fundamental”. Rui Vitória afirmou também que a aposta da formação “não é por necessidade, mas por convicção”.

Calendário de pré-época

O Vitória disponibilizou, no seu site oficial, os jogos de preparação das duas equipas de futebol para a época que agora começa. O Vitória A disputará 8 partidas (sendo ainda hipótese a participação no Trófeu Cidade de Gijon, a 11 de Agosto), enquanto que a equipa B disputará 7. Pode consultá-los aqui.

Kanu desviado do Braga e Índio à experiência

O central de 20 anos estava nos planos para a equipa B do eterno rival, mas foi convencido a assinar pelo nosso clube. Inicialmente treinará na equipa B, mas pode saltar para o plantel principal, nomeadamente se N’Diaye e Freire saírem do Vitória, como se espera. Já o avançado vai treinar com a equipa B por um período de experiência. O futuro do brasileiro dependerá assim do que mostrar ao treinador do Vitória B, Luiz Felipe.

 

Quinta-feira

Sorteio Liga 2012/13

Dia de sorteio dos campeonatos profissionais. Um sorteio com bastantes condicionantes, que resultam em mais um início difícil para o Vitória na 1ª Liga. Desta vez os conquistadores começam o campeonato a receber o Sporting e deslocam-se ao Dragão, na 2ª jornada. Já a equipa B começa a Liga de Honra a receber o Sp. Covilhã. Consulte todo o calendário aqui.

Equipa B cumpre 1º treino

O plantel da equipa B que vai, pela primeira vez, disputar a Liga de Honra, teve a primeira oportunidade de se mostrar aos adeptos. No apronto estiveram 20 jogadores e, tal como na equipa A, Júlio Mendes, Luis Cirilo e Flávio Meireles marcaram presença no 1º treino. Também Rui Vitória não faltou e observou potenciais jogadores para a equipa A.

 

Sexta-feira

Direcção de Emílio Macedo enfrenta Justiça

O ex-Presidente do Vitória e 3 dos seus (ex) vices foram constituídos arguidos por crime de abuso de confiança fiscal e à segurança social, crime sujeito a uma moldura penal de 2 a 8 anos de prisão. Tudo se prende com os 5 anos em que Emílio Macedo da Silva esteve à frente do Vitória. Fique a par dos pormenores aqui.

Omonia chama por João Alves

O médio de 33 anos pode estar de saída do Vitória, tal como é desejo da direcção. Segundo a imprensa cipriota, “é bem possível” que o Omonia resgate outro atleta vitoriano com um salário incomportável para o clube, seguindo-se a Nuno Assis.

Quatro vitorianos na Selecção Distrital

Catarina Francisco, Margarida Pinto e Rui Cunha foram convocados para a Selecção Distrital, para jogarem a 2ª Edição da Festa Nacional de Minibasquete, que decorre este fim de semana, em Paços de Ferreira. Para além dos 3 atletas, também Sara Sousa foi escolhida para treinadora adjunta do Seleccionador.

Sorteio Campeonato Nacional I Divisão

Foi esta Sexta-feira sorteado o calendário do Campeonato Nacional de Voleibol 2012/13. O Vitória começará o torneio com uma deslocação ao terreno do Castelo da Maia. Confira o sorteio aqui.

 

Sábado

André assina por 3 temporadas

O médio de 22 anos é dado como certo no Vitória pela imprensa desportiva. André André terminou contrato com o Varzim e terá recusado convites do Nacional, Rio Ave e Benfica (para a equipa B), depois ter sido o motor dos poveiros para a subida à II Liga. O jogador foi formado no Varzim, pelo que o clube da Póvoa deverá receber 150 mil euros pelos direitos de formação.