Vitória conquista um ponto e garante apuramento!

Vitória vs Castêlo da Maia foto @ site do Vitória

Vitória vs Castêlo da Maia foto @ site do Vitória

Ontem ao fim da tarde no Pavilhão do Vitória a equipa sénior masculina de voleibol do Vitória garantiu o apuramento para a Série dos Primeiros. Um ponto conquistado, derivado de uma derrota pela margem mínima, bastou para alcançar esse objectivo.

Num encontro bem disputado e com alternância de vencedores nos parciais (24-26; 25-18; 23-25; 25-21 e 16-18) a incerteza foi a nota dominante. O jogo podia pender para os dois lados, a equipa de Allan Cocato pode queixar-se de falta de “nervo” já que teve oportunidade de fechar o primeiro e terceiro sets a seu favor.

No primeiro set a equipa branquinha esteve mesmo a liderar por 23-21 depois de ter estado quase todo o parcial em desvantagem. A equipa vitoriana estava a cometer muitos erros no serviço. A recuperação deveu-se a serviços poderosos de Adriano Paço que permitiram a reviravolta. O Castêlo da Maia demonstrou mais acerto e concentração e tal permitiu-lhe vencer por 24-26.

No segundo parcial o Vitória foi sempre a melhor equipa em campo e com acções mais acertadas e menos erros cometidos venceu de forma categórica por 25-18 empatando a contenda.

O terceiro set foi disputado com muito equilíbrio e com alguns nervos dentro da “quadra”. Ricardo Lima, atleta do Castêlo da Maia, foi excluído do jogo após fortes protestos para com o árbitro principal, neste momento o jogo passou a registar 14-12 (o Vitória somou 2 pontos devido a essa situação). A equipa de Pedro Rui não se mostrou vulnerável e até ganhou algumas forças. Até final do parcial a equipa maiata liderou sendo que venceu por 23-25.

Com 1-2 no placar o Vitória tinha de reagir. A entrada no quarto parcial foi desastrosa. Na passagem do primeiro tempo técnico o marcador estava em 3-8 e no segundo tempo técnico 13-16. O Vitória conseguiu uma recuperação emocionante, quando se calhar já poucos acreditavam, fez com que o jogo fosse para a negra. O quarto set terminou com 25-21.

A negra foi a cara de todo o encontro, bem disputada e com muito equilíbrio. Aos 13-11 parecia que o vencedor estava encontrado só que faltou ao Vitória o tal “nervo” para controlar e fechar o parcial e encontro a seu favor. Quinto set terminou com 16-18.

Apesar da derrota, o ponto somado permite ao Vitória garantir o apuramento para a Série dos Primeiros. Pelo menos o sexto lugar na tabela classificativa nesta primeira fase está garantido. Dependendo dos resultados na última jornada o Vitória pode até ficar no quinto lugar.

Esta tarde pelas 17 horas o Vitória fará a recepção ao Benfica a contar para a segunda eliminatória para a Taça de Portugal.