Vitória na imprensa – 03/08/10

Os jornais desportivos de hoje destacam a venda do Moreno ao Leicester e a renovação de contracto do atacante Bebé que agora passará a ter uma clausula de rescisão no valor de 9 milhões de euros.

Jornal O JOGO

Cláusula de rescisão ronda os 10 milhões

ANDRÉ MORAIS/CRISTINA AGUIAR

A totalidade do passe de Bebé passou, desde ontem, a pertencer ao Guimarães. A Direcção de Emílio Macedo conseguiu valorizar os activos do clube, ao assegurar cem por cento dos direitos desportivos de um dos talentos em potência do plantel de Manuel Machado. Faltava apenas a fatia de 30 por cento correspondente ao representante do jogador, Luís Alves, para os responsáveis vitorianos satisfazerem por completo o entusiasmo de um grande negócio no futuro. O acordo ficou selado, após uma reunião no Complexo da Unidade.

Bebé também ficou a ganhar com esta reformulação, beneficiando de uma soberba revisão de contrato. Num só dia, o jovem médio viu o vencimento mensal triplicar e o seu contrato contemplar uma nova cláusula de rescisão, a rondar os dez milhões de euros. Números expressivos para quem está ainda a dar os primeiros pontapés na I Liga. Em pouco tempo, o médio-ofensivo deu um salto de gigante desde o Estrela da Amadora até Guimarães, onde revelou qualidades técnicas que seduziram o empresário de Cristiano Ronaldo. Jorge Mendes, que gostava de ver Bebé agenciado pela Gestifute, mas a relação de amizade com o seu actual representante Luís Alves pesará na opção do jogador. O contrato inicial de cinco épocas mantém-se, desta vez com uma série de factores aliciantes para as duas partes beneficiarem no futuro.

Leicester interessa-se pelo cobiçado Moreno

CRISTINA AGUIAR

Moreno não participou no treino de ontem por ter acusado um toque sofrido no decorrer do jogo de apresentação do Rio Ave, no sábado. Por isso, a ausência do defesa, alegaram os responsáveis vitorianos, não tem porque ser relacionada ao alegado interesse de clubes ingleses. Moreno voltou a ser comentado como potencial reforço do Hull City, da II Liga inglesa, mas há outro interessado no concurso do polivalente jogador. Desta vez, é o Leicester City, do mesmo escalão, agora orientado pelo treinador português Paulo Sousa, que tem o central/trinco referenciado. Apesar do anunciado interesse do Leicester, o Hull City estará mais adiantado na corrida pelo atleta. O ressurgimento da intenção dos ingleses do Hull City, depois de um período de esfriamento, está sustentado por uma melhoria substancial dos argumentos financeiros do clube de Yorkshire, graças a um encaixe recente de dois milhões de euros e pela cedência do ex-vitoriano Ghilas aos franceses do Avignon. A abordagem do Leicester poderá acelerar, nos próximos dias, a saída de Moreno, até porque o jogador não esconde a vontade de experimentar outros campeonatos.

Lousada recebe quatro emprestados

O departamento de futebol já traçou a rota dos destinos dos cinco jovens jogadores que vão ganhar experiência na condição de emprestados. Rafael, Cristiano Luís, Bruno – saídos da formação do Guimarães – mais Gonçalo Silva, recrutado ao Barreirense, seguem para Lousada e Diogo Lamelas para o Amarante. O Lousada constava na planificação da pré-época do plantel de Manuel Machado, mas devido a problemas no respectivo estádio obrigou o cancelamento do amigável que estava programado para o próximo sábado. Os responsáveis vitorianos fizeram ajustaram então o calendário, transferindo a deslocação ao Bragança (prevista para quinta-feira) para domingo, às 19 horas.

Jornal Record

Leicester leva Moreno

Moreno está de saída do V. Guimarães para jogar no Leicester City, de Inglaterra. Depois de seis temporadas consecutivas na Cidade Berço, o central vai jogar no Championship, do segundo escalão inglês, sob as ordens do antigo internacional português e agora treinador dos “foxes”, Paulo Sousa.

De resto, o técnico está neste momento em Portugal à procura de alguns reforços para o seu novo emblema. Moreno é já o segundo nome nacional a mudar-se para as East Midlands depois do Leicester ter garantido Miguel Vítor a título de empréstimo junto do Benfica.

Não obstante o propalado interesse do Hull City na aquisição do defesa – uma cobiça que, diga-se, nunca foi formalizada junto da direção vitoriana –, acabou por ser o Leicester City a levar a melhor, ao garantir os serviços de Moreno por duas épocas com mais uma de opção. Para contratar o central, os ingleses vão desembolsar cerca de 400 mil euros, verba que entrará por inteiro nos cofres do V. Guimarães, uma vez que o emblema nacional possuía a totalidade do passe do defesa e o seu vínculo só expirava no final da temporada que agora se inicia.

Com a mudança para o futebol britânico, Moreno vai muito provavelmente conseguir o contrato da sua vida. Aos 28 anos, e depois de passar pelo Amigos de Urgeses, Felgueiras, Macedo de Cavaleiros, Caçadores das Taipas e V. Guimarães, o minhoto tem à sua espera um ordenado anual a rondar os 300 mil euros.

Parado

Coincidência ou não, a verdade é que o jogador não participou na sessão de trabalho de ontem. Segundo informação oficial do clube, Moreno está a recuperar de uma pequena pancada que sofreu no jogo-treino do último sábado em Vila do Conde, frente ao Rio Ave.
O defesa abandonou mais cedo o Complexo Desportivo – Manuel Machado ainda orientava o treino nos relvados secundários – depois de ter efetuado tratamento. Assim que a venda do central seja oficializada, Moreno viaja de imediato para Inglaterra onde dará início a uma nova etapa da sua já preenchida carreira.

Bebé só sai por 9 milhões de euros

Quando um praticamente incógnito Bebé foi apresentado como reforço do V. Guimarães durante o estágio em Quiaios, poucos adivinhariam que o avançado que chegava do Estrela da Amadora se viria a cotar, pouco tempo depois, como a maior revelação da pré-temporada vitoriana.

A verdade é que seis semanas de trabalho bastaram para convencer a direção de Emílio Macedo a blindar rapidamente o avançado. O presidente do V. Guimarães não perdeu tempo e reuniu-se ontem mesmo com o empresário do jogador, Luís Alves.

O salário de Bebé foi substancialmente melhorado, a respetiva cláusula de rescisão constante do seu contrato ronda agora uns imponentes 9 milhões de euros e, em simultâneo, o V. Guimarães adquiriu os restantes 30 por cento do passe do jogador que ainda pertenciam ao seu agente.

Assim, o emblema da Cidade Berço garantiu que, numa futura venda, será detentor de todos os proveitos financeiros que dela resultarem. Note-se que o contrato do jovem só termina na época 2014/15.

Depois de ter caído nas boas graças do técnico Manuel Machado e da massa associativa do clube, Bebé parece já ter conquistado a atenção de alguns agentes do futebol fora do universo vitoriano. Empresários e clubes têm perguntado pelo jovem de 19 anos…

Agenda

Entretanto, e à margem do rebuliço dos gabinetes, a preparação da equipa segue tranquilamente no Complexo Desportivo. O plantel treinou-se ontem de manhã às 9.30 e junta-se, hoje, à mesma hora.

Noutro âmbito, o jogo-treino com o Bragança foi adiado para sábado às 19 horas, ficando sem efeito o desafio agendado com o Lousada. O particular com o P. Ferreira continua marcado para amanhã, mas terá lugar no Estádio da Mata Real às 20 horas.

Jornal A Bola

Moreno vendido ao Leicester

Por Pedro Manuel Couto

Moreno já não se treinou ontem e hoje deve apresentar-se no clube inglês. Passa a ser orientado por Paulo Sousa e a ter a companhia de Miguel Vítor.

Moreno vai ser jogador do Leicester nas próximas três temporadas, passando a ter Paulo Sousa como treinador e Miguel Vítor como companheiro. O negócio entre o V. Guimarães e o clube inglês está acertado e o jogador deve apresentar-se no novo emblema durante o dia de hoje. Com esta transferência, os minhotos garantem a entrada de 400 mil euros. Mas, a partir de agora, terão mesmo de conseguir mais dois centrais. Halliche pode chegar do Benfica e João Paulo já foi sondado.

  Categories: