Vitória SC / Bike World [Downhill & CrossCountry]

José Rodrigues foi 2º Classificado no 2º BTT XCO Torcatense – Liberty Seguros, terceira prova do Campeonato Regional do Minho de XCO. Numa magnífica manhã primaveril e com muito público a assistir, a prova foi disputada por 190 atletas, registando uma boa presença de atletas espanhóis.

Organizado conjuntamente pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Grupo Desportivo União Torcatense, o 2º BTT XCO Torcatense – Liberty Seguros foi disputado na freguesia de São Torcato (Guimarães), tendo sido a prova regional escolhida para um trabalho televisivo destinado ao “BTT Magazine Objectivo 2012” a exibir pela RTP2.

A Equipa Vitoriana fez-se representar nesta prova com 4 Atletas, Francisco Teixeira, José Rodrigues, Carlos Pereira e Pedro Freitas.

A próxima prova do Campeonato Regional do Minho de XCO será o 11º BTT Gondar Jovem / C.N.E. – Taça Manuel Abreu a disputar no dia de 8 Maio em Gondar – Guimarães, mas a equipa Vimaranense segue já no próximo Domingo, 17 de Março até Vila do Conde para disputar a 3ª Prova Pontuável para a Taça de Portugal XCO – TMN Marietel

No Downhill após uma primeira prova em Sernancelhe, a caravana do Downhill português deslocou-se até ao monte de S. Gens, na Trofa, para a disputa de mais uma etapa do calendário.

Agora que todos estão já familiarizados com as regras de pontuação postas em prática nesta época de 2011, foi visível uma postura diferente por parte dos pilotos, de forma a evitar surpresas desagradáveis aquando do cruzar das células finais.

Esta prova desenrolou-se num circuito já conhecido da maioria dos pilotos, tendo sofrido apenas algumas alterações, de forma a tornar o final da pista mais atractivo e divertido, tanto para os intervenientes como para o público, que afluiu, como é hábito, em grande número, ao longo de todo o trajecto. Este é considerado curto e com poucas linhas, pagando-se caro qualquer erro que se cometa, não havendo margem para recuperar o tempo perdido.

Destaca-se sobretudo a dificuldade de curvar num terreno escorregadio, com muitas curvas sem apoio ou com inclinações negativas, os diversos tocos de árvores polvilhados entre o pó e a concentração exigida de início até final para evitar as muitas árvores que bordeiam o traçado.

Após um sábado de sol tímido, durante o qual todos tentaram fazer o máximo de descidas possíveis, o domingo amanheceu mais quente o que tornou o terreno ainda mais solto e poeirento.

A manga de qualificação teve início pelas 11h00, ditando a ordem de partida para a manga final. Nesta qualificação, e porque também permite pontuar percentualmente para geral da Taça, os pilotos tentam fazer descidas limpas, não forçando o andamento, mas mantendo um ritmo alegre que permita segurar alguma pontuação extra. Mesmo assim, foram vários os pilotos traídos quer na zona de empedrado, como na zona dos “relevês” finais, o que os colocou debaixo de uma maior pressão. Outros preferiram esconder um pouco o jogo, deixando alguma margem de progressão para a manga final.

A final desenrolou-se a partir das 15 horas, acompanhada de algum vento na zona cimeira da encosta.

A Equipa Vitoriana na Vertente mais Radical esteve presente nesta prova com 2 Atletas, Fábio Oliveira e Ruben Carvalho. O Atleta do Vitória SC / Bike World Fábio Oliveira fez uma descida razoável cometendo alguns erros mas mesmo assim ficou muito satisfeito com o seu tempo.

“Estou a começar a evoluir, comecei mais devagar mas já estou começar a habituar-me á minha nova bicicleta que estou a correr em 2011, uma Specialized Demo 8 I, uma excelente Bicicleta sem duvida, e aproveito para agradecer á Specialized Portugal pelo excelente apoio. Tive a nestes últimos dias a fazer mais cross e isso veio a notar-se nesta pista da Trofa, uma pista com algum pedal” comentou Fábio Oliveira.

Já Ruben Carvalho também ele a competir com a nova maquina, Specialized Demo 8 I, estava a andar muito bem e vinha para um tempo no mesmo segundo de Fábio Oliveira mas uma queda numa das curvas finais fez com que o piloto Vimaranense desce-se alguns lugares na tabela classificativa.

A próxima prova da Taça de Portugal DHI segue agora para o Sul do Paìs, São Brás de Alportel – Algarve é para onde se vai deslocar a Caravana do Downhill Nacional.

  Categories: