Vitória SC x Rio Ave

Vitoria Rio Ave
Está a chegar o fim. O Vitória recebe na última jornada da Liga Zon Sagres uma das equipas sensação desta época, que tem no banco um treinador a cumprir o seu 1º ano de 1ª Liga e que se fez jogador em Guimarães. E mais uma vez esta última jornada será importante no que à próxima época diz respeito. Se de um lado o Vitória tem que vencer na esperança de recuperar o 5º lugar, caso o Estoril perca o seu jogo, do outro o Rio Ave tem também que vencer para conseguir o apuramento Europeu que tanto deseja. Para o Vitória ficar em 5º significaria começar a época mais tarde em caso de derrota na final do Jamor, o que toma mais importante se acreditarmos nos rumores de alguma CS de que maior parte da equipa titular estará preste a sair em troco do tão necessário encaixe financeiro.

Além de tudo isto a vitória será importante para o Vitória como forma de motivação para a final da taça que se jogará daqui a uma semana. Rui Vitória certamente quer despedir-se em grande do seu público e aproveitar parar criar uma dinâmica de vitória para o jogo com o Benfica.

A Questão Táctica

Aqui não há muito a dizer, pois será o mesmo do costume, citando mesmo uma personagem do filme Duro de Matar “Same Old, Same Old…”. E será mesmo o mesmo “velho” onze das últimas jornadas e o 4x2x3x1 habitual. Assim sendo temos Douglas na baliza; na defesa, Kanu à direita, Addy à esquerda, Oliveira e Adoua no centro; no meio-campo Olimpio mais recuado, André nas transições e Rodrigues na construção; na frente Baldé no centro, com apoio de Soudani à esquerda e Ricardo à direita.

Do lado do Rio Ave podemos esperar um onze composto por:  Oblak; Lionn, Marcelo, Rodriguez e Edimar; Tarantini e André Vilas Boas; Ukra, Braga e Bebé; Hassan. O Rio Ave irá dispor-se num 4x2x3x1 tal como o Vitória, com as suas principais peças a serem Ukra, Bébé e Hassan.

A Chave da Solução

A solução deste jogo será diferente em ambos os lados. Do lado do Vitória a chave para a solução deste jogo será o factor psicológico. E que quero eu dizer com isto? Bem, com a final da taça a 7 dias de distância, com várias noticias de interesse nos demais jogadores da equipa titular, com noticias de interesse no treinador e com as noticias sobre a possibilidade de o Vitória ficar fora da Liga Europa, já desmentida pelo Presidente, será interessante ver qual a reação em termos psicológicos destes jovens atletas. Onde estará a sua atenção e foco? Como disputarão cada bola, com medo ou como se não houvesse amanhã? Respostas para obtermos durante a partida, sendo certo que Rui Vitória prometeu uma equipa a pensar apenas no Rio Ave.

Do lado do Rio Ave a chave da solução será a criatividade individual. Bébé, que regressa a Guimarães depois de ter sido vendido, sem efectuar um único jogo na liga, ao Manchester United, e Ukra são jogadores capazes de fazer estragos se a defesa do Vitória lhes permitir muito espaço ou muitas recreações. Tornar-se-à importante anular estes jogadores para estarmos mais próximos da Vitória.