Vitória triunfa no arranque no campeonato!

Vitória vs São Mamede. Foto de Paulo Faria @ facebook do Voleibol do VSC

       Vitória vs São Mamede. Foto de Paulo Faria @ facebook do Voleibol do VSC

A equipa liderada por Allan Cocato começou o campeonato da melhor forma, com um triunfo perante a Académica de São Mamede. Um triunfo por 3-1 num jogo de bom nível.

A Académica de São Mamede, campeã em título da II Divisão, apresentou-se em Guimarães com 2 reforços de peso: o líbero Carlos Teixeira e o central Marcel Gil, ambos regressados a Portugal. Serão 2 elementos muito importantes numa equipa com jovens valores! Desde cedo os forasteiros fizeram questão de se mostrarem disponíveis para uma exibição de bom nível e tal foi o que veio a suceder.

Do outro lado tivemos um Vitória com muitos regressos, naquele que é provavelmente o plantel mais experiente de sempre no voleibol vitoriano. Gilson França, Eurico Peixoto e Pedro Sousa são regressos saudados e que vêm dar qualidade extra ao plantel desta temporada. Também Bruno Cunha e Miguel Cunha são reforços de qualidade.

O duelo deste sábado teve muitos momentos de equilíbrio num encontro de bom nível. Como evidente ambas as formações não estiveram ao seu melhor nível porém lutaram por um resultado positivo. A estreante Académica de São Mamede não facilitou a tarefa vitoriana. O Vitória demonstrou-se mais forte nas suas ações nos primeiros 2 parciais porém teve, em diversas ocasiões, de virar o rumo da situação em seu favor. Caso disso foi no 2º set ter estado a perder 4-7 virando para um 12-10. Nem sempre a concentração foi máxima de lado a lado.

O 3º parcial foi particularmente atípico no qual a Académica de São Mamede capitalizou um excelente início, fazendo com que a equipa do Vitória ficasse algo nervosa e tivesse diversos erros consecutivos. Não teve nada a haver o desempenho do Vitória em comparação com os 2 primeiros sets.

Felizmente para os homens da casa, a reação surgiu no 4º e derradeiro set com a exibição mais segura de todos os parciais. De forma segura e convicta o Vitória triunfou por 25-18 conseguindo por consequência os primeiros 3 pontos neste Campeonato Nacional da I Divisão.

Foi notório que diversos elementos estão à procura do seu melhor, casos de Eurico Peixoto e Adriano Paço. Jogaram poucos minutos. Já Gilson França e Pedro Sousa demostraram o bom nível que lhes reconhecemos. De um modo geral, todos os que deram o seu contributo passaram boas indicações pese embora o descalabro no 3º set.

No próximo fim-de-semana haverá dupla jornada e será exigente para a equipa de Allan Cocato. No sábado deslocação a Vila do Conde para jogo frente ao Ginásio Vilacondense e no domingo receção ao Sporting de Espinho.

Resultados da 1 ª jornada da 1ª fase » Sábado, dia 10 de outubro
Vitória vs Académica de São Mamede: 3-1 (25-22; 25-23 ;  12-25 e 25-18)
Esmoriz vs Castêlo da Maia: 1-3 (23-25 ; 29-27; 17-25 e 11-25)
Sporting das Caldas vs Académica de Espinho: 1-3 (21-25 ; 25-21; 16-25 e 21-25)
Fonte do Bastardo vs Sporting de Espinho: 3-0 (25-13 ; 25-23 e 25-23)
Benfica vs Ginásio Vilacondense: 3-1 (25-11 19-25 ; 25-22 e 25-12

Leixões vs Atlântico da Madalena (somente a 21 de outubro)

Próximas jornadas

2 ª jornada da 1ª fase » Sábado, dia 17 de outubro
Ginásio Vilacondense vs Vitória
Académica de Espinho vs Esmoriz
Castêlo da Maia vs Fonte do Bastardo
Sporting da Caldas vs Leixões
Sporting de Espinho vs Benfica
Atlântico da Madalena vs Académica de São Mamede

3 ª jornada da 1ª fase » Domingo, dia 18 de outubro
Vitória x Sporting de Espinho
Esmoriz vs Fonte do Bastardo
Leixões vs Académica de Espinho
Benfica vs Castêlo da Maia
Académica de São Mamede vs Sporting da Caldas
Ginásio Vilacondense vs Atlântico da Madalena