12 - Adeptos

Caros Vitorianos,

Este é o momento de homenagear o maior jogador de toda a história do Vitória Sport Clube.

Será uma honra o clube imortalizar a camisola com o número do jogador que mais honrou tanto dentro como fora de campo, as cores desta instituição. Esta decisão da direcção, certamente não será contestada por quem quer que seja. O valor deste jogador é reconhecido sem excepção por toda a imprensa, e também pelos mais extremistas adversários, bem como os seus adeptos.

Neste momento, deve-se estar a questionar acerca da identidade deste jogador. Pois bem, podemos afirmar que este jogador:

  • Nunca faltou a um jogo do Vitória, sejam quais forem as condições climatéricas, a distância do encontro ou a cor do adversário;
  • Nunca exigiu prémios por vitórias, paga para jogar e não recebe salário;
  • Nunca se lesionou, nem fez corpo mole, apenas fica doente quando o Vitória perde;
  • Exige aos seus companheiros de jogo, que lutem pela vitória, até á morte caso seja necessário;
  • Por várias ocasiões, apesar de todos preverem o contrário, levou a equipa á vitória;
  • Já transformou grandes derrotas em homéricas vitórias;
  • Não existe outro jogador no mundo melhor do que ele;

 

Após esta descrição das principais características deste jogador, certamente já se apercebeu que o melhor jogador de todos os tempos do Vitória é o décimo segundo jogador em campo, ou seja a maravilhosa , fervorosa e apaixonada massa associativa.

É inegável a importância que o Vitória Sport Clube tem no panorama sócio-cultural de todos os Vimaranenses, bem como no seu adepto comum. Afinal, são mais de oitenta e cinco anos de história, de paixão, com o Vitória sempre presente nas discussões entre amigos, adeptos, famílias, nos bares, cafés, sedes ou instituições, escolas ou locais de trabalho, na beira do passeio ou no banco do jardim.

Quantas vezes não disse um “até já” numa conversa entre amigos em que o tema era o quotidiano do Vitória, e vamo-nos perdendo no tempo com este nosso “amor”.

Ir para o Municipal de Guimarães (posteriormente D. Afonso Henriques) para assistir a memoráveis jogos, ou sofrer ao ouvir jogos pelo “transístor” ou pela televisão, ostentar com todo o orgulho o símbolo do Rei sobre o peito, são hábitos que passaram de pais para filhos, formando desta forma gerações de Vitorianos apaixonados.

A massa associativa do Vitória é, sem qualquer dúvida, o maior trofeu que o Vitória possuí nos seus belos 88 anos de história. Poderemos dizer que o “ex-líbris” do Vitória são os seus fervorosos e apaixonados adeptos, que são carinhosamente apelidados pela imprensa nacional como “Únicos”.

São eles, os adeptos Vitorianos, o nosso décimo segundo jogador, que nos leva a apresentar esta proposta à direcção do Vitória Sport Club, encabeçada pelo Sr. Emílio Macedo da Silva.

Esta proposta consiste apenas na inclusão de um ponto na Ordem de Trabalhos da próxima Assembleia Geral, que será realizada em data próxima do final deste ano civil, para apresentação aos sócios desta proposta de imortalização do número doze das camisolas dos jogadores do Vitória,em homenagem ao citado melhor jogador de sempre do Vitória.

Esta decisão seria única no nosso país, e mais uma vez o Vitória iria marcar a história do desporto nacional, uma vez que nunca aconteceu em Portugal a imortalização de um número em honra dos seus adeptos. Mesmo a nível mundial são poucos os clubes que o fizeram, trinta e quatro para sermos mais precisos.

Convocatória da AG

A iniciativa de convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para votar e discutir a retirada do número 12 das camisolas do Vitória Sport Clube em homenagem aos adeptos foi talvez a iniciativa associativa mais marcante da Associação VitóriaSempre.

Era a homenagem derradeira aos vitorianos! Tal seria aprovado por unanimidade em sede de assembleia-geral, passando esse mítico número, a partir de 29 de Outubro de 2010, a ser património de todos os que na bancadas apoiam o clube.

###

Assembleia Geral a 29 de Outubro

Ao abrigo das disposições estatutárias constantes dos artigos 27º, 28º, e 29º dos Estatutos do Vitória Sport Clube, a próxima Assembleia Geral do Clube vai realizar-se no dia 29 de Outubro de 2010, pelas 20h30, no Pavilhão do Vitória, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 – LEITURA E APROVAÇÃO DA ACTA DA ASSEMBLEIA GERAL REALIZADA NO DIA 9 DE JULHO DE 2010;

2 – DISCUSSÃO E APRECIAÇÃO DA PETIÇÃO PARA A RETIRADA, A TÍTULO DEFINITIVO, DA CAMISOLA 12 COMO HOMENAGEM A TODOS OS ADEPTOS VITORIANOS, IMORTALIZANDO O SEU CONTRIBUTO DECISIVO NA HISTÓRIA DO CLUBE, APRESENTADA PELA ASSOCIAÇÃO VITÓRIA SEMPRE;

3 – APRECIAR, DISCUTIR, E VOTAR O RELATÓRIO E CONTAS DA DIRECÇÃO REFERENTE À ÉPOCA DE 2009/2010 E RESPECTIVO RELATÓRIO E PARECER DO CONSELHO FISCAL;

4 – 30 MINUTOS PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DO CLUBE.

GUIMARÃES, 13 DE OUTUBRO DE 2010

O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

JOÃO AUGUSTO CARDOSO


##